sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


 

Atividade 4.2  proinfo 100horas

 

 

 


 

A turma da Monica adverte: Assista a este vídeo comendo uma fruta assim você ficara forte e saudável.

 

 

 

 


Este vídeo fala sobre a amizade.

 


 

Este vídeo fala sobre lixo, música educativa e astrogilda.

 


este vídeo fala sobre lixo é no lixo com tia cecéu.

domingo, 9 de dezembro de 2012


Atividade 4.3

 

Mídias na Educação

 

     

O texto estudado de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; nos levam  a reflexão de algumas questões que se fazem parte do nosso contexto educacional, com relação ao uso das mídias. Percebe - se que os professores devem adequar a prática pedagógica integrando as mídias sendo de  fundamental importância a integração de diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do audiovisual no proceso ensino apredizagem.

       Fazemos parte de uma sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e crianças, configurando uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas, línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo, rádio, jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração.          

         Sabe - se que estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e ferramentas de colaboração; possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto de co-autoria com os seus pares

       Dessa forma a escola,  deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.

                  

       Portanto, para ter sucesso nessa empreitada, o docente deve recorrer a vários recursos tecnológicos em sala de aula, integrar o uso das mídias em suas atividades pedagógicas e ter uma cultura constante de busca, de pesquisa, de leituras. As políticas públicas educacionais devem continuar voltando sua atenção para formação de professores e concentrado esforços nas políticas de formação em serviço ou continuada com ênfase nas mídias e tecnologias da informação e da comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

Relato de uma experiência de uso da mídia na educação

 

                   Os recursos que utilizo muito é a TV e o aparelho de DVD. Mas, semnpre que utilizo esses recursos, tento adequá-los da melhor forma possível, como sendo mais um meio de aprendizagem, com um objetivo claro do que quero alcançar. O que fica evidente no texto de Silvio Pereira da Costa, é que muitas vezes, alguns professores sebem dos recursos tecnológicos que existem na escola, mas não sabem como utilizá-los, ou utilizam, mas não tem um objetivo específico do que realmente que atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos. Acredito que a nossa prática pedagógica só fará a diferença, se trabalharmos com todos os recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizarmos com objetivos bem definidos.

  Relatório do projeto – Proinfo – 100hs

 

Tema: Reciclar e Brincar é só Começar

 

O trabalho com projeto consiste em uma ferramenta importante para desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, uma vez que através deste podemos trabalhar temas necessários a realidade e ao contexto pedagógico dos alunos e da escola de forma interdisciplinar e dinâmica.

  Dessa forma o projeto por nos desenvolvido: Reciclar e brincar são só começar surgiu da necessidade de despertar nas crianças do CMEI Maria do socorro Bôas o interesse de cuidar do meio ambiente da escola, de suas casas, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental futura para que estes possam ajudar a cuidar do planeta onde vivem.

O tema “Reciclar e brincar é só começar” foi escolhido por que através da reciclagem podemos diminuir a quantidade de lixo do planeta e transformar aquilo que seria jogado fora em arte, brinquedos e umas infinidades de coisas que podem servir como lazer e fonte até mesmo de renda.

  O projeto teve inicio com a exposição de um vídeo aos alunos que falava sobre o meio ambiente e reciclagem, depois os alunos demonstram através de desenhos o que aprenderam como vídeo.

   Nas aulas seguintes foram desenvolvidas atividades relacionadas ao tema estudado, como identificar as cores usadas para separar os diferentes tipos de lixo para reciclagem.

                                    As atividades foram desenvolvidas de maneira lúdica, através de conversa informal, atividades práticas, música e filmes adequados á idade das crianças. Durante a realização das mesmas, foi observado as hipóteses levantadas pelos alunos, bem como as dúvidas para as intervenções necessárias.

 

                                          A culminância deste projeto consistiu em um momento de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores de forma interdisciplinar.

        Foi utilizado também músicas sobre os temas, histórias, confecção de brinquedos de materiais recicláveis como: caixas se ovos,CDS velhos ,garrafas peti  e outros.

     As crianças além de criarem seus próprios brinquedos, se divertiram muito nessa atividade brincando com os brinquedos. Houve também palestras para os professores e pais, sobre economia de energia e exposição dos trabalhos e brinquedos construídos pelos alunos. 

 

A avaliação foi realizada através da observação, participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados despertaram a curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e criativa de todos os participantes do processo.