Atividade 4.3
Mídias na Educação
O texto estudado de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; nos
levam a reflexão de algumas
questões que se fazem parte do nosso contexto educacional, com relação ao uso
das mídias. Percebe - se que os professores devem adequar a prática pedagógica
integrando as mídias sendo de fundamental importância a integração de
diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a
escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do
audiovisual no proceso ensino apredizagem.
Fazemos
parte de uma sociedade onde a cada segundo,
milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e
crianças, configurando uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas,
línguas estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo, rádio,
jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação,
exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração.
Sabe - se que estimular o desenvolvimento intelectual na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e
ferramentas de colaboração; possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através
de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no
aprender fazendo, experimentando, criando, investigando, num processo conjunto
de co-autoria com os seus pares
Dessa forma a escola, deve cumprir seu papel de formadora do novo
cidadão e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação
podem dar. O professor deve levar ao aluno a compreender o sentido implícito e
explícito das informações oferecidas pela mídia, contribuindo para formação de
um receptor ativo, seletivo e autônomo em relação aos sentidos originais das
mensagens midiáticas, reconstruindo seu próprio significado.
Portanto, para ter sucesso
nessa empreitada, o docente deve recorrer a vários recursos tecnológicos em
sala de aula, integrar o uso das mídias em suas atividades pedagógicas e ter
uma cultura constante de busca, de pesquisa, de leituras. As políticas públicas
educacionais devem continuar voltando sua atenção para formação de professores
e concentrado esforços nas políticas de formação em serviço ou continuada com
ênfase nas mídias e tecnologias da informação e da comunicação.
Relato de uma experiência de uso da mídia na educação
Os recursos que
utilizo muito é a TV e o aparelho de DVD. Mas, semnpre que utilizo esses
recursos, tento adequá-los da melhor forma possível, como sendo mais um meio de
aprendizagem, com um objetivo claro do que quero alcançar. O que fica evidente
no texto de Silvio Pereira da Costa, é que muitas vezes, alguns professores
sebem dos recursos tecnológicos que existem na escola, mas não sabem como
utilizá-los, ou utilizam, mas não tem um objetivo específico do que realmente
que atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos. Acredito que
a nossa prática pedagógica só fará a diferença, se trabalharmos com todos os
recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizarmos com
objetivos bem definidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário