domingo, 11 de novembro de 2012


 

Curso: Introdução a Educação Digital – 100horas.

Unidade II

Tema: Reciclar e brincar é só começar.

Escola: CMEI Maria do Socorro Bôas

Formadores: Jenúzia

Público Alvo: Crianças de 01 a 03 anos

Equipe: Joel Gonçalves Siqueira

              Maria Alice da Silva Almeida

              Maria Sirley Silva Dias

              Maria Sivone Alves Silva

              Marisa Simão de Souza

              Marley Renata Vieira Avelar

              Karla Christiane Silva Caíres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

 

 

I - Apresentação do projeto

II - Apresentação

III - Justificativa

IV - Objetivo Geral

V - Objetivos Específicos

VI - Metodologias

VII - Recursos pedagógicos, físicos e humanos

VIII - Estratégias

IX - Culminancia

X - Cronograma

XI - Avaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

 

 

Meses: Novembro - Dezembro de 2012

 

Tema: “ Reciclar e brincar é só começar ”

 

Público alvo: Alunos doCMEI Maria do Socorro Bôas

 

Duração: Aproximadamente 01 mês

 

Professores: Todos os professores e demais funcionários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação

 

          A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.

          Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto se devem em parte ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato, isto porque, a educação para o ambiente como abordagem didática ou pedagógica, apenas aparece nos anos 80. A partir desta data os alunos têm a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou para a biosfera em geral, refletindo sobre as suas causas e determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los.

          As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975) e são as seguintes:

"Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam”.

 

 

 

Justificativa:

 

 

          A sociedade na qual vivemos vem sofrendo grandes transformações que tem afetado de forma negativa a vida dos seres humanos. Grande parte dessas transformações diz respeito aos prejuízos e agressões sofridas diariamente ao meio ambiente, que se convertem em problemas que prejudicam a qualidade de vida e põem em risco a própria existência da humanidade.

          A criação deste projeto visa conscientizar os alunos para a necessidade de preservação do meio ambiente, integrado à comunidade escolar: pais, alunos e profissionais de educação, na busca do desenvolvimento sustentável ambiental e conscientizar os alunos que é necessário preservar o nosso meio ambiente e manter uma melhor organização do ambiente escolar.

          Ao programar este projeto de educação para o meio ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.

          Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência, tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.

          Com a confecção de objetos reciclados que serão expostos em uma exposição no ambiente da escola pretendemos chamar a atenção da comunidade para a importância da reciclagem do lixo e do crescimento de forma sustentavel .

 

        

Objetivo geral:

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil de maneira lúdica acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável, observando que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade, reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo, aprendendo a fazer a coleta seletiva do lixo para que esse se transforme em outras coisas, possibilitando a conscientização das consequências oriundas da não preservação do meio ambiente.

 

Objetivos específicos:

Português

·         Interpretação oral de desenho sobre cuidados com o lixo e reciclagem;

·         Participar de variadas situações de comunicação oral;

·         Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivencias;

·         Sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;

·          Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.

Matemática:

·         Sequenciar fatos;

·         Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;

·         Estudo das cores para separação dos produtos recicláveis( azul- papel, verde – vidro, vermelho – plástico, amarelo – metais);

·         Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;

·         Reconhecer cores e formas;

·         Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis( 05 com os alimentos que podem virar adubo orgânico)

·         Classificação dos materiais recicláveis.

Historia e Geografia

·         Descobrir como é feita a coleta de lixo na cidade;

·         Visita ao lixão da cidade para descobrir onde e como é armazenado;

·         Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;

·         Explorar o meio ambiente para que possa se relacionar com outras crianças;

·         Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

·         Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;

 

Ciências

·         Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;

·         Desenvolver progressivamente habito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);

·         Conhecer as doenças que o lixo pode trazer;

·         Conscientizar a respeita da importância da higiene do meio escolar.

Artes

·         Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;

·         Fazer uso dos pincéis do tipo grosso de maneira adequada;

·         Manipular materiais diversos para colagens;

·         Iniciar recortes livres com tesoura;

·         Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

·         Transformar lixo em brinquedos(oficina de reciclagem);

·         Exposição dos trabalhos.

 

Metodologias:

·         Aula expositiva dialogada;

·         Atividades orais e escritas;

·         Brincadeiras e jogos (quebra cabeça, jogo da memoria, domino e bingo);

·         Música e dança;

·         Visita ao lixão municipal;

·         Música;

·         Interpretação de desenhos;

·         Filme;

·         Pintura, dobradura e recortes;

·         Confecção de livros coletivos e painéis;

·         Parlendas, contos, adivinhas, trava línguas, poemas;

·         Apresentação artística;

·         Exposição.

·          Material disponibilizado pela Cemig;

 

Recursos pedagógicos, físicos e humanos:

·         Garrafas peti;

·         Caixas de leite;

·         Embalagens diversas;

·         Cola;

·         Tesoura;

·         Tintas diversas cores;

·         Canudinhos de refrigerantes;

·         Papel colorido;

·         Eva diversas cores;

·         Tnt diversas cores;

·         Caixas de papelão;

·         Durex colorido;

·         Brilho cola;

·         Cola colorida;

·         Cordão;

·         Palitos de churrasco e picolé;

·         Lápis de cor, giz de cera;

·         Tv ,dvd, cds de filme e música;

·         Professores, alunos e toda comunidade escolar.

 

       Estratégias:

 

·         As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica, através de conversa informal, atividades práticas, música e filmes adequados á idade das crianças. Durante a realização das mesmas, deverá ser observado as hipóteses levantadas pelos alunos, bem como as dúvidas para as intervenções necessárias.

·         A culminância deste projeto consistira em um momento de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores de forma interdisciplinar.

 

Culminância

 

·         Exposição dos trabalhos realizados com os alunos;

·         Apresentação de um teatro ou dramatização

·         Palestra.

 

 

Cronograma

 

Ação
 
Novembro
Dezembro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Avaliação

          Será feita observando a participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados desperta curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e criativa de todos os participantes do processo.

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atividade1.1
           A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

 

 A sociedade na qual vivemos cada dia mais privilegia o conhecimento ao mesmo tempo em que torna – se ainda mais dominada pelos meios de comunicação de massa.

           No entanto é impossível negar que as novas tecnologias e as tecnologias da informação estão se tornando parte do nosso cotidiano, quando utilizamos o caixa eletrônico do banco, o aparelho de DVD, a Internet etc é exigido de nos tanto conhecimento como prática para utilizarmos de forma correta e eficiente os mesmos.

         Sabe – se, no entanto que nem todas as pessoas têm acesso ao conhecimento e as novas tecnologias ou não tem informações o suficiente, sofrendo influência da mídia e dos meios de comunicação.

        Dessa forma é preciso que o conhecimento seja disponibilizado a todos desde a educação infantil á escola precisa oportunizar esse conhecimento através de projetos e ações que garantam não só o acesso ao mesmo, mas também que favoreça a construção de cidadãos críticos e participativos capazes de utilizar de forma positiva os conhecimentos adquiridos.

         Assim hoje é uma necessidade a aquisição do conhecimento e a utilização das novas tecnologias de forma consciente e crítica para que as mesmas possam ser utilizadas de forma correta vê eficiente no nosso dia a dia.

      

 

segunda-feira, 14 de maio de 2012


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA.

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA PROINFO INTEGRADO

CURSO DE INTRODUÇAO Á EDUCAÇAO DIGITAL.

PROJETO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM: A MAGIA DA CONTAÇÃO HISTORIAS.

AUTORES: JOEL GONÇALVES SIQUEURA

                     MÁRCIA DE JESUS SILVA

                      MARIA ALICE DA SILVA

                      MARIA SIRLEY SILVA DIAS

                      MARIA SIVONE ALVES SILVA

                      MARISA SIMÃO DE SOUZA

                      MARLEY RENATA VIEIRA AVELAR

                      KARLA CHRISTIANE SILVA CAIRES



























                                                        OLHOS D’ ÁGUA, MAIO DE 2012

                                             Relatório



            O projeto teve início no dia 09 de abril, estando ainda em andamento.   Nesse período até hoje foram desenvolvidas diversas atividades como: Contação da história: Cachinhos Dourados, através do recurso: TV a Cabo (TV feita de caixa de papelão e cabo de vassoura), pintura, colagem, auditório em comemoração a páscoa com apresentação de números musicais, teatro, reconto etc.

            Para que nosso projeto desse certo ele precisou ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

            Depois de pronto ele foi compreendido e adaptado a cada sala e professor.  O tema escolhido foi de interesse das crianças, onde estimulamos o convívio e a interação das várias faixas etárias. Observamos que quando as crianças ouvem as histórias percebemos sentimento de forma mais clara em relação ao mundo.

            Trabalhamos problemas de falta de obediência, medo, curiosidade e carinho. Este projeto foi muito prazeroso que despertou o interesse de todas as idades.

            Ainda serão desenvolvidas algumas atividades, sendo que as datas comemorativas como dia das mães e festa junina serão também aproveitadas, sendo que a culminância será uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos e auditório com diversas apresentações artísticas relacionadas ás historias e musicas trabalhadas.

          Assim no desenvolvimento desse projeto pode – se observar que a participação e envolvimento dos alunos têm sido muito bons, uma vez que as atividades trabalhadas as historias e as músicas fazem parte do mundo infantil e da realidade dos mesmos o que tornou o projeto mais próximo da realidade dos mesmos.
          Enfim a realização do projeto tem sido uma experiência muito boa tanto no que diz respeito á aprendizagem dos alunos, como para nos educadores uma vez que a interação entre no

sábado, 12 de maio de 2012


Inclusão Digital

Estamos vivendo um novo momento tecnológico. A ampliação das possibilidades de comunicação e de informação por meios de equipamentos como o computador altera a nossa forma de viver e de aprender na atualidade, vemos que com a escrita digital, além de ser mais fácil para o aluno, ágil e atualiza ao mesmo tempo; levando-o a interessar mais pela escrita, devido os vários recursos a sua disposição. Basta usá-los de forma desejada.

Com isso a aula fica mais participativa e atraente, porque desperta o interesse do aluno com algo novo que ainda não conhecia. Ao digitar seu texto o aluno sentirá mais segurança, pois se tiver algumas palavras erradas ou desconhecidas o computador sublinhará e ele poderá concertá-la.

Uma relevante perda para o aluno é o uso da escrita (registrar) no papel. Assim ele deixa de desenvolver a coordenação motora e outras habilidades. Para que tal perda seja minimizada pelo aluno ele deverá fazer resumos dos textos no caderno antes de digitá-los, ao resumir o texto ele desenvolverá a linguagem oral e escrita.

Enfim para garantir uma educação de qualidade devemos apostar nos recursos tecnológicos, mas sem perder o foco na escrita e leitura, tão importantes e valorizados em nossa sociedade, sendo que o tempo de aprendizagem dos alunos deve ser respeitado, pois nem todos têm acesso fora da escola ás novas tecnologias e com isso podem apresentar ás vezes um pouco de dificuldade inicial, em lidar com estas e nestes casos a escola tem um papel ainda mais importante, que é o possibilitar esse contato e ajudar ao mesmo tempo no processo de inclusão digital do mesmo favorecendo assim a construção do seu processo de ensino aprendizagem.